sábado, 7 de setembro de 2013

Relato Ocupação Reitoria UFMS (2013)



Desde o início da gestão da reitora Célia Maria Silva Correa Oliveira, os estudantes da UFMS vêm sofrendo com o descaso e desinteresse da administração central, o que levou no dia 30/08/2013, um grupo de estudantes a tomarem ações mais diretas frente ao imobilismo do DCE-UFMS e do descaso da reitoria. 
Resolveram em reunião aberta, em frente à biblioteca central, ocupar a reitoria. 
As pautas que nortearam a ocupação giravam em torno do escândalo nacional revelado pela Operação Sangue Frio, que desmontou a Máfia do Câncer em Campo Grande –MS, a paridade nas eleições internas, ampliação da assistência estudantil com RU Noturno, Moradia Estudantil e o fim da contrapartida (trabalho precarizado) das bolsas de assistência estudantil.
Esse conjunto de reivindicações levantaram a bandeira geral do “Fora Célia”. Neste sentido, os estudantes, acordaram em diversas assembléias que sua bandeira geral deveria exigir a intervenção do MEC quanto aos inúmeros escândalos que a assombraram a gestão da reitora Célia.
O DCE-UFMS não apoiou a ocupação. Inclusive acionou a polícia contra os estudantes. A articulação com os campus do interior está sendo desenvolvida em conjunto com as entidades de base que se fizeram presentes. Após uma semana de ocupação e nenhuma forma de diálogo, veio a reintegração com cinco camburões. Os estudantes estão mais articulados e prometem novas ações, a luta continua.


Lucas dos Reis Vieira
Diretor da UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário