sábado, 21 de dezembro de 2013

3° Acampamento Estadual da JAE - Mato Grosso do Sul (Relato e Fotos)


Nos dias 14 e 15 de dezembro, em Amambaí-MS, a Juventude da Articulação de Esquerda, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, realizou o seu 3º Acampamento Estadual de Formação Política.

Foi um momento importante e necessário para estreitar as relações políticas com os/as estudantes que aproximamos e dialogamos nesse processo do Congresso da UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas. Dessa forma, nos compreendemos como uma força política que não atua apenas em períodos de eleição das entidades.

A agenda contou com a participação de cerca de 30 adolescentes, jovens e adultos militantes da Articulação de Esquerda, do Partido dos Trabalhadores e simpatizantes de vários municípios. Dentre eles, moderaram os debates o Vice-presidente Estadual do PT, Francisco Givanildo "Chico"; Valteci “Mineiro”, membro da direção da AE; Walkes Vargas, Membro da CJAE; Jocimar Lomba, militante da AE e professor da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Eliezer Guarani, liderança do movimento indígena; Leomar Silva, liderança do movimento LGBT e a companheira Adélia, coordenadora de mulheres do PT de Amambaí.

Aconteceram diversas atividades intensas como debates, dinâmicas, saraus, pautando temas como: Análise de Conjuntura; Socialismo; O PT e a Juventude; Políticas Públicas de Juventude; e O Combate as Opressões. A questão indígena foi outra pauta que permeou todos os espaços de debates, sinal do intrínseco impacto que essa situação está inserida na realidade local de Amambai. Dessa forma reafirmamos o nosso compromisso em defesa da demarcação de terras indígenas.

Entendendo o Acampamento como um espaço de fortalecimento da atuação política, o encerramento contou com uma avalição positiva da agenda, por parte dos/as participantes, além de diálogos sobre os próximos passos da Jae-MS. Ocorreram alguns apontamentos para o planejamento das ações de 2014, proposições de um maior debate da tendência sobre os Meios de Comunicação Social e as Redes Sociais da Internet, e sinalizações para realização de outros acampamentos nos municípios de Ponta Porã e Dourados, sendo um específico para pautar as nossas teses no movimento estudantil: Reconquistar a UNE/UBES. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário